A associação nasce de uma necessidade de colmatar a falta de respostas para crianças com necessidades especiais na fase da infância e/ou adolescência.
A nossa menina de ouro sofreu um quadro de anoxia neonatal hipóxico - isquémica (o cérebro da Leonor ficou privado de oxigénio) depois de um parto bastante complicado, do qual resultaram sequelas severas que comprometeram a sua qualidade de vida, resultando numa incapacidade de 100%. Contra todas as expectativas que anteviam os piores cenários, a nossa guerreira continua a lutar para ter uma vida melhor.
Equanto família temo-nos deparado com uma enorme ausência de respostas sociais para crianças e jovens com grandes graus de incapacidade. Os espaços existentes encontram-se sobrelotados e a procura imensa de respostas terapêuticas comparticipadas pelo SNS faz com que o tratamento personalizado tenha de ser feito a título particular, com custos elevados para as famílias. Posto isto, um dos progenitores vê-se obrigado a deixar de trabalhar para dar resposta a estas necessidades.
Estabelecido inicialmente por outra associação e transferido para a nossa, podemos dizer que à data de hoje e após diversas batalhas já conseguimos adquirir viatura própria, com todos os equipamentos de segurança, seguro e pessoal autorizado. Desta forma podemos apoiar outras famílias no transporte, carregamento e descarga do material do ecoponto amarelo e, por consequência, apoiar famílias com necessidades de angariação de verbas para colmatar despesas com terapias, materias de ortopedia, alimentação e medicação específica não comparticipada.
O nosso foco principal é proporcionar uma melhor qualidade de vida à Leonor e a outras crianças.
Nascemos com o objetivo de angariação de fundos através da recolha de material do ecoponto amarelo, estabelecendo um protocolo com a empresa Resulima.
Estamos focados em assegurar a resposta necessária a crianças e jovens com elevado grau de incapacidade, que dependem totalmente de cuidados diários, desmistificar a deficiência procurando ser uma resposta de apoio no contexto familiar. Proporcionar à pessoa com deficiência e à sua família o convívio e partilha de novas experiências lúdicas.
Procuramos colmatar a falta de resposta dada pelo Serviço Nacional de Saúde e entidades públicas.
Queremos garantir um espaço onde possam ser partilhadas experiências, assim como prestar apoio no preenchimento de documentos protocolares de apoio às famílias.
Pretendemos proporcionar um espaço onde se possa praticar desporto adaptado e com material necessário e adequado à patologia de cada criança ou jovem.
Reconhecemos a importância de realizar ações de formação com enfermeiros psicólogos direcionadas para as famílias dos utentes com grande dependência, onde se possam sentir apoiadas e compreendidas.
Desmitificamos a deficiência ao encontrar respostas práticas para que possam usufruir de uma vida mais dentro dos parâmetros da sociedade em geral.
Procuramos a contratação, por parte da Câmara, um técnico de animação cultural para a ocupação dos tempos livres e dar resposta aos períodos em que a escola não possa responder.
Encontrar respostas terapêuticas adequadas às necessidades exigidas pelas necessidades de cada criança, apoiando os pais para que possam encontrar a resposta que tanto necessitam no seu contexto familiar.
Procuramos apoios através do programa 2030.
Estamos empenhados em realizar diversas atividades para a comunidade.
Realizamos diversas caminhadas solidárias com a finalidade de angariar verbas para ajudar as nossas crianças. São atividades como esta que nos permitem estar em contacto com a natureza e com as pessoas incríveis que nos rodeiam.
Das atividades que mais felicidade nos proporciona. É tão bonito vermos as peças criadas por nós, pelos nossos jovens, pelas nossas fadas madrinhas. Fazemos diversos tipos de peças, todas elas com muito amor.
Esperamos facilitar a vida das famílias ao ocupar as pessoas com deficiência através de terapias lúdicas e desportivas, com o material necessário a cada um, de um modo saudável e dinâmico, promovendo a integração e interação de todos os participantes.
É o momento em que partilhamos experiências e no qual a deficiência ultrapassa barreiras, onde mostramos que ser diferente gera dificuldades e barreiras mas com amor e solidariedade tudo é possível.
Fazemos o acompanhamento da criança ou jovem a consultas e terapias para que os cuidadores tenham oportunidade de usufruir de algum descanso.
Queremos ajudar cada vez mais famílias a lidarem com todo este processo. São muitos os sorrisos que proporcionamos e nunca serão demais.
Queres participar das nossas atividades e prestar o teu contributo? Faz-te VOLUNTÁRIO!
A Solidariedade é uma Forma de Amor que não Tem Preço!
Todos somos ASLA, gostaríamos muito de perceber se estão disponíveis para se juntar a nós e de alguma forma apoiar a nossa causa. Podem tornar-se sócios e assim ficam a pertencer a esta grande família, a nossa associação ASLA onde o lema é PARTILHAR AMOR.